20 outubro 2012

O animado Forró

| |
Essa semana o assunto será forró.
Há a versão mais popular de sua origem, é que o nome forró significa For All (Para Todos): a de que o nome viria dos dizeres For All (em inglês para todos). A frase vinha escrita nas portas dos bailes promovidos pelos ingleses em Pernambuco, no início do século, quando eles vieram para cá construir ferrovias. Se a placa estivesse lá era sinal de que todos podiam entrar na festa, regada a ritmos dançantes que prenunciavam o forró de hoje, essa era a versão defendida por Luiz Gonzaga  Nestes bailes tocavam todos os tipos de música e também o ritmo precursor do forró atual.TUDO COMEÇOU “COM DOIS PRA LÁ, DOIS PRA CÁ – Em 1940, o velho LUA (LUIS GONZAGA), começou a tocar sanfona em São Paulo, onde criou sua primeira música de forró, com o título: o “baião”, e ficou conhecido como o REI DO BAIÃO, estilo novo de dança, dançado a dois: “dois pra lá, dois pra cá”, a música era tocada com uma sanfona, um zabumba e um triângulo.
E quem faz parte?
Aviões do Forró é uma banda de música do Ceará, formada em agosto de 2002. Como vocalistas, participam Solange Almeida e Alexandre também conhecido como Xandy, é apontada pelos críticos como sendo a melhor banda de forró do Brasil.A banda conta com 5 CD´s gravados e 1 DVD Oficial, e tem no seu repertório estilos românticos e forró pé de serra. Com todos os seus CD´s a banda já vendeu mais de 2.000.000 cópias.
Foi no ano de 1995 que a banda conquistou a sua primeira evidência nacional, o lançamento do primeiro CD, “A Banda de Forró Mais Gostosa do Brasil”, rendeu, de imediato, a venda de mais de 100 mil cópias. Marcada por um bem sucedido lançamento, Calcinha Preta cai no gosto musical dos brasileiros. E, para reforçar o compromisso com o seu público, em 1996, com suas músicas cativantes, que mistura a voz feminina com a voz masculina em um forró irreverente, a banda lança o segundo CD da carreira, “Forrozão da Condenada & Banda Calcinha Preta”.
E o que nós achamos disso tudo?
Lari:Eu acho um ritmo muito animado!Adoro ver idosos dançando até se acabar em casas de forró,e no outro dia você tem que ceder o seu lugar no busão porque eles não aguentam ficar de pé.E outra eu adoro cantar: Eu quero ver tu me chamar de amendoim (8).
Nathy:Forró? bom nada contra. Ritminho animado,faz os idosinhos dançarem,as encalhadas arrumar marido e os sedentários mexer o esqueleto.Não é uma coisa que eu escute mas quem é que nunca escutou e cantou: Na sua boca eu viro fruta..(8)?
é isso ladies,até a próxima :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário